Sejam Bem Vindos!!
Que o amor possa fluir em nosso ser nos dando capacidade de sabedoria e discernimento. Que todos possamos nos unir e levarmos a luz nesta corrente chamada vida.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

AUTOCONHECIMENTO E BUSCA ESPIRITUAL



AUTOCONHECIMENTO E BUSCA ESPIRITUAL
A busca do sagrado sempre foi a grande meta dos nossos antepassados que se reuniam à noite em círculos, com uma fogueira no centro e recordando que o homem é essencialmente divino e luminoso. As danças, os cantos, as orações e as práticas meditativas eram rotina para os povos mais antigos. As conexões com o espiritual e com o sagrado eram tão importantes quanto comer e trabalhar.
Infelizmente com o passar dos tempos, o homem foi se afastando cada vez mais de si mesmo e cultuando objetos sacralizados pela televisão e vendidos nos shoppings das grandes cidades. Objetos carregados de fantasias que magnetizam e induzem um estado alterado de consciência, muito semelhante a um transe hipnótico, levando o homem a uma busca compulsiva por produtos desnecessários e ilusórios. Os shoppings tornaram-se os templos da modernidade. Visitamos as lojas nos momentos de vazio e de depressão, esperando encontrar alguma salvação.
Assim, o que observamos hoje em dia são pessoas vazias procurando algum sentido para a vida. Pessoas que não encontram em nenhum lugar o centro tão necessário para nortear e guiar suas vidas. O problema é que ele não se encontra fora de nós mesmos. Esse centro se encontra nas profundezas do nosso ser esperando uma chance de irradiar a sua luz e o seu calor.
Há muito venho trabalhando em minha clínica como psicoterapeuta nas abordagens humanista e transpessoal e o que observo na minha experiência são pessoas que carregam dentro de si um desejo muito especial e profundo. Um desejo de sentido e de significado, um desejo essencial que as coloca numa jornada sagrada e mítica, muitas vezes penosa e dolorida, procurando conhecer e entender seus próprios mitos pessoais.
A caminhada é cheia de surpresas e de perigos, mas vale a pena. Poucos têm a coragem de iniciar essa aventura. A maioria prefere os bares, as lojas, os jogos de futebol ou soluções mágicas e rápidas para os seus problemas. Conhecer os desejos mais profundos, se aproximar dos medos, acariciar as feridas e desenvolver o pleno potencial que carrega a alma humana é uma tarefa urgente para todos nós.
O Homem não é apenas um conjunto complexo de tecidos e orgãos capaz de pensar, sentir ou agir. O ser humano é um ser de luz conectado, em sua estrutura mais ínfima de matéria, a todo o universo. As galáxias estão dançando dentro dos nossos corações, as estrelas estão brilhando aqui e agora no centro do nosso peito no chakra cardíaco, os universos estão bailando na grande sinfonia da criação.
Resgatar o centro de vitalidade e de criatividade é o grande desafio do Homem nesse novo milênio. Fazer um contato profundo e permanente com o nosso centro pessoal e transpessoal é a grande aventura que nos espera. A saga da alma em busca de si mesma e em busca do outro. Toda essa riqueza não se encontra em lugar algum a não ser dentro de nós mesmos.
Apesar de toda violência, ignorância, desumanidade, misérias materiais, afetivas e espirituais, ainda vibra dentro de todos nós a esperança de um dia amadurecermos enquanto seres humanos. Mas para isso precisamos arrumar as malas para a grande viagem em direção ao nosso centro de vida e de felicidade, atravessando antes as matas perigosas, as marés turbulentas, as noites escuras e cheias de mistério, enfrentando dragões e monstros terríveis.
Precisamos recuperar a memória essencial de que o tesouro mais valioso se encontra dentro da nossa própria alma e do nosso próprio amanhecer.

Busque a si mesmo, 
Encontre com o seu Eu Superior,
Medite, concentre-se em você.
As resposta para os seus problemas
encontram-se em você mesmo!!

Gislaine Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails